Existem muitos problemas de saúde que podem ser tratados por substâncias encontradas na natureza. Por isso, uma grande parcela da população busca por soluções naturais quando enfrenta alguma doença. Mas você sabia que os produtos naturais também podem ser utilizados para manter a saúde e a beleza da pele?
Com cada vez mais frequência, buscamos cosméticos e dermocosméticos com ativos vegetais, compostos por princípios ativos que podem ser utilizados em diversos tratamentos. Para atender a essa demanda, as marcas passaram a agregar esses ingredientes naturais aos seus produtos, trazendo mais inovação ao mercado da beleza.
Quer conhecer mais sobre os ativos vegetais e descobrir sua importância para saúde da pele? Continue a leitura!
O que são ativos vegetais e quais os benefícios?
Ativos vegetais são substâncias naturais obtidas em plantas medicinais e em extratos vegetais, cujos princípios ativos podem ser usados para diversos tratamentos tanto na forma de medicamentos quanto em produtos cosméticos.
Quando usados na pele, esses compostos de origem vegetal promovem ações específicas sobre as células do tecido. Por isso, entre os benefícios de utilizar produtos ricos nessas substâncias, podemos citar:
- hidratação;
- cicatrização;
- nutrição;
- revitalização.
Quais são as formas de ativos vegetais?
Durante a fabricação dos cosméticos, os ativos vegetais podem ser incorporados de diferentes formas, como:
- extratos: preparações líquidas obtidas por maceração ou percolação do produto vegetal;
- óleos vegetais: obtidos dos frutos ou das sementes, têm ação emoliente que ajuda a combater o ressecamento da pele;
- óleos essenciais: obtidos de partes de plantas por meio da destilação ou da prensagem;
- manteigas: extraídas de sementes de plantas (como karité e cacau), são processadas até adquirirem uma consistência semelhante à da manteiga.
Quais os principais ativos vegetais utilizados nos produtos Granado?
Desde a sua criação, a Granado valoriza ingredientes naturais encontrados no Brasil e busca oferecer os melhores cuidados para a pele dos brasileiros.
Por isso, seus produtos são produzidos com ativos de plantas, ervas e flores do Brasil. Confira, a seguir, os 7 principais ativos vegetais utilizados nos produtos Granado.
1. Erva-doce
Muito consumida na forma de chá, a erva-doce — cujo nome científico é Pimpenella anisum — é rica em vitamina C e em flavonoides, o que torna seu uso bastante atrativo no mercado de cosméticos. Entre os efeitos para pele, podemos citar:
- antioxidantes: combate o envelhecimento precoce;
- limpeza: devido às propriedades antissépticas, pode ser utilizada em produtos de limpeza, como sabonetes faciais;
- calmante: suas propriedades calmantes são ideais para peles sensíveis.
2. Lavanda
Muito popular devido ao seu perfume agradável e relaxante, a lavanda é muito versátil quando pensamos em cuidados com a pele. Não sem razão, a planta — já utilizada há muitos séculos — se tornou a queridinha da indústria dos cosméticos.
Bastante utilizada como princípio ativo de produtos de beleza, apresenta diversos efeitos benéficos:
- ação adstringente;
- prevenção do envelhecimento precoce da pele;
- cicatrizante;
- antisséptico;
- calmante.
3. Camomila
Mais uma queridinha entre os ativos vegetais, a camomila é uma planta herbácea muito popular. Apesar de ser mais conhecida por sua aplicação em produtos para cabelo, é bastante versátil, apresentando efeitos poderosos para a pele, tais como:
- calmante natural;
- adstringente;
- remoção de impurezas;
- controle da oleosidade;
- demaquilante;
- efeito anti-inflamatório e bactericida;
- poder regenerativo;
- função antioxidante
4. Verbena
Também conhecida pelo nome científico de Verbena officinalis L., essa planta é bastante famosa em todo o mundo por seu uso medicinal. Mas ela também pode ser utilizada como um dos ativos para pele, sabia? Afinal, apresenta benefícios tanto para o nosso organismo quanto para a beleza.
Veja, a seguir, alguns efeitos provocados pelo uso dessa plantinha nos cosméticos:
- relaxante;
- anti-inflamatório;
- analgésico;
- adstringente;
- depurativo;
- controle da oleosidade.
5. Castanha-do-Brasil
Ela é a semente da castanheira-do-pará — árvore típica da Floresta Amazônica. Por isso, é também conhecida como castanha-do-pará.
Além de ser um vegetal rico em vitaminas — que o transforma em um alimento muito benéficopara a saúde —, a composição da Castanha do Brasil contribui para o cuidado e a proteção da pele.
Devido à sua ação emoliente, ela forma uma película de proteção que impede a perda de água pela derme. Seus principais efeitos são:
- propriedade hidratante;
- evita o envelhecimento;
- retarda o aparecimento de rugas;
- combate a flacidez.
6. Gengibre
Você certamente já ouviu falar sobre as propriedades medicinais no gengibre, não é mesmo? Porém, além de ser excelente para saúde, ele também pode ser usado em cosméticos e em dermocosméticos.
Devido à sua composição rica em vitaminas e minerais, o gengibre é um poderoso ativo vegetal, ideal para produtos de cuidados com a pele. Seus compostos são responsáveis pelos diversos benefícios oferecidos quando utilizado em produtos de beleza.
Entre as suas principais propriedades, podemos destacar:
- anti-inflamatória;
- antioxidante;
- proteção contra o envelhecimento;
- remoção de toxinas;
- melhora da elasticidade;
- combate à flacidez;
- prevenção de manchas e acne;
- ação antisséptica e antibactericida;
- vasodilatador;
- cicatrizante.
7. Calêndula
Mais um grande ativo vegetal utilizado na indústria cosmética é a calêndula. Muito conhecida por sua ação calmante, essa planta apresenta outras propriedades essenciais aos cuidados com a pele, como:
- cicatrizante;
- antisséptica;
- adstringente;
- tonificante;
- anti-inflamatória;
- regenerativa.
8. Manteiga de murumuru
A Astrocaryum murumuru — também conhecida como murumuruzeiro — é uma palmeira nativa da Floresta Amazônica, fonte de um dos ativos vegetais com grande poder hidratante: a manteiga de mururu. A manteiga é extraída das sementes (amêndoas) da palmeira por meio da prensagem a frio.
Rica em ácidos graxos, a manteiga de murumuru também contém outros ácidos muito nutritivos, como láurico, oleico, mirístico, palmítico e linoleico. Devido a sua composição, trata-se de um ingrediente muito utilizado tanto em produtos para pele quanto para cabelos. Entre as suas principais propriedades, podemos destacar:
- hidratação;
- nutrição;
- diminuição do frizz dos cabelos;
- recuperação da elasticidade;
- diminuição do volume dos fios;
- redução de rugas e linhas de expressão;
- proteção para peles sensíveis.
9. Glicerina vegetal
Também conhecida como glicerol, a glicerina vegetal é um líquido claro e inodoro, obtido a partir de óleos vegetais, como os de soja, palma e coco. Ela tem propriedades higroscópicas, ou seja, absorve a umidade do ar. Desse modo, seu uso é muito comum tanto na indústria alimentícia quanto em medicamentos e cosméticos. Entre seus principais benefícios, podemos citar:
- hidratação da pele;
- diminuição da irritação da pele;
- promoção da cura de ferimentos;
- proteção contra infecções;
- poder de umectação;
- ação emoliente e lubrificante.
10. Óleo de amêndoa doce
Extraído da semente da árvore Prunus dulcis — também conhecida como amendoeira —, o óleo de amêndoa doce é rico em vitamina A, B, E e arginina. Devido a esses nutrientes, esse ativo vegetal é muito utilizado em cosméticos, promovendo diversos benefícios para a saúde e beleza, tais como:
- hidratação da pele;
- propriedade umectante e emoliente;
- equilíbrio da oleosidade;
- combate a estrias;
- prevenção de rugas;
- ação anti-inflamatória;
- nutrição e brilho aos cabelos.
11. Manteiga de karité
Produzida a partir das sementes da árvore Butyrospermum parkii, a manteiga de karité é uma gordura vegetal rica em ômega 3 e vitamina E. A presença desses nutrientes confere importantes propriedades a esse ativo vegetal, como:
- ação antioxidante;
- capacidade emoliente;
- nutrição para pele e cabelos;
- ação antirrugas;
- hidratação intensa;
- prevenção do envelhecimento precoce;
- promoção da elasticidade cutânea.
12. Óleo de semente de uva
Além de ser uma fruta deliciosa utilizada na fabricação de vinhos e sucos, a uva também produz um excelente ativo vegetal: o óleo de semente de uva.
Trata-se de um óleo extraído das sementes da uva, que são trituradas e prensadas a frio, dando origem a um óleo puro, de alta qualidade e rico em tocoferol e ácido linoleico. A presença desses nutrientes confere propriedades incríveis a esse ativo, tais como:
- ação antioxidante;
- regeneração da pele;
- ação anti-inflamatória;
- cicatrização de feridas;
- hidratação;
- ação umectante e emoliente;
- melhora da elasticidade;
- prevenção de rugas;
- efeito antimicrobiano;
- prevenção da queda de cabelo.
Como a Granado pode ajudar?
A Granado é uma marca que aposta no uso de ativos naturais em seus produtos. Seu principal objetivo é oferecer aos clientes fórmulas ricas em ingredientes naturais que atendam às necessidades dos brasileiros. Por isso, seus produtos apresentam base 100% vegetal e são ricos em extratos e em óleos vegetais.
Reconhecida pela alta qualidade de seus cosméticos, a Granado desenvolveu produtos sem corantes e parabenos, minimizando o risco de alergia na pele. Além disso, suas fórmulas são biodegradáveis, contribuindo com a sustentabilidade e refletindo seu comprometimento com o meio ambiente.
Como vimos, os ativos vegetais contribuem para uma pele saudável e uma rotina de beleza mais alinhada com a natureza. Os produtos ricos em ingredientes naturais e extratos vegetais se destacam no mercado atual de cuidados e de rituais diários. Conte com a Granado! Nós oferecemos o que há de melhor para o cuidado com a sua beleza e bem-estar.
Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro das principais notícias sobre cuidados com a pele? Assine nossa newsletter e receba as atualizações diretamente em seu e-mail!