Nada como uma ducha caprichada para energizar o corpo e a alma! Quem investe no próprio bem-estar sabe que o tempo dedicado à higiene relaxa e fortalece a autoestima. Se você também faz questão de ter bons resultados, precisa investir em alguns cuidados pós-banho.
Eles complementam a limpeza da pele e dos cabelos, fortalecendo bastante essas estruturas e deixando o visual com um aspecto saudável. E quem é que não quer um efeito revitalizante para desfilar a melhor versão por aí?
Saiba agora quais práticas você não deve abrir mão!
1. Hidratar o rosto
A região da face merece atenção especial. Mesmo que você tenha produtos específicos para lavar o rosto, saiba que esse processo pode deixar a pele sem brilho ou até ressecada, principalmente se envolver o uso de esfoliante.
Para repor a umidade e os nutrientes perdidos, aposte em hidratantes faciais de qualidade. Também tenha o cuidado de escolher fórmulas adequadas para o seu tipo de pele. A aplicação de um creme não só cria uma camada protetora, como também favorece os movimentos que ativam a circulação sanguínea.
2. Hidratar o corpo
Outro cuidado fundamental no pós-banho é hidratar o corpo, ainda mais se você tem o costume de deixar a água em temperatura muito quente. O calor excessivo elimina a barreira cutânea que protege a pele contra agressões externas, deixando-a suscetível a irritações.
Assim, não deixe de reservar alguns minutos para a aplicação de loções ou cremes hidratantes. Há até fórmulas apropriadas para áreas mais ressecadas, como os pés, que ajudam a recuperar a saúde da pele que fica abafada por conta dos calçados. A dica é investir na automassagem e desfrutar da fragrância do produto.
3. Retirar a água dos fios
Pensando na saúde dos cabelos, faça todas as secagens com movimentos delicados, sem esfregar ou torcer os fios. O ideal é pressionar cada mecha com as mãos assim que desligar o chuveiro. Em seguida, repita o mesmo processo com uma toalha macia, fazendo leve pressão contra as madeixas.
A toalha de algodão ou microfibra pode ser uma boa opção para evitar a quebra e o frizz. Ao retirar o excesso de água, você preserva a saúde do couro cabeludo e faz com que os produtos aplicados na finalização sejam absorvidos com mais facilidade.
4. Finalizar o cabelo
Cada pessoa tem um ritual próprio para deixar o cabelo do jeito desejado. Parte desse cuidado deve ocorrer no pós-banho, quando as mechas ainda estão úmidas e prontas para receber os devidos tratamentos. A necessidade de creme para pentear vai depender das características das suas madeixas.
Seja qual for o tipo de fio, é crucial aplicar um protetor térmico se você resolver usar o secador ou outra fonte de calor. Para quem tem as extremidades ressecadas, um reparador de pontas é muito bem-vindo para devolver a forma e alinhar o cabelo.
5. Perfumar a pele
Muita gente aproveita as fragrâncias dos produtos na hora do banho, mas se esquece de repor essa sensação assim que desliga o chuveiro. Vale dizer que esse é o melhor momento para aplicar perfumes ou colônias, já que a pele estará limpa e levemente aquecida.
O calor dilata os poros e faz com que a fragrância penetre melhor na pele, ampliando sua durabilidade no corpo. Faça o teste e perceba que o cheiro sairá lentamente, permitindo que você curta o frescor junto a um bom perfume por muito mais tempo.
Tudo anotado para colocar em prática? Pode ter certeza de que esses passos vão enriquecer a sua rotina de pós-banho e proporcionar a energia que você precisa — para cumprir seus afazeres diários ou, simplesmente, contemplar um programa de lazer.
Gostou deste artigo? Siga os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das novidades!