O que você precisa saber sobre o ácido hialurônico

O que você precisa saber sobre o ácido hialurônico
Publicado em: Bem-estar

É uma aparência de hidratação natural com textura de pêssego que você quer? Aposte no ácido hialurônico!

Aumento da firmeza, textura de pêssego, atenuação nas linhas de expressão e aquele viço de dar inveja. Quem é que não quer uma pele radiante, não é mesmo? Felizmente, esse objetivo está se tornando cada vez mais acessível, tendo em vista a quantidade e a variedade crescente de produtos no mercado. Entre os componentes das fórmulas, o ácido hialurônico tem chamado bastante atenção.

Não é por menos — essa molécula tem um grande poder de hidratação, podendo diminuir os sinais típicos da idade e proporcionar à pele uma aparência de beleza natural. Quer saber mais sobre o ácido hialurônico e entender o motivo de inseri-lo na sua rotina de cuidado com a pele? Então, fique com a gente!

Conversamos com a dermatologista Dra. Vanessa Metz para nos contar tudo sobre o ativo queridinho do momento. Ela é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD) e reservou um tempinho para nos dar informações preciosas sobre a substância. Confira!

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar que pode ser encontrada naturalmente no organismo. Cerca de 56% da quantidade é localizada na pele, mas a molécula também está presente nas cartilagens e nas articulações. “Sua grande propriedade é atrair água. Com isso, promove lubrificação e hidratação. Além do mais, participa da barreira cutânea, promovendo a função de proteção”, explica Dra. Vanessa.

Falando de forma química, ele tem uma textura viscosa e é considerado um bipolímero formado por ácido glicurônico e N-acetilglicosamina. Nomes complicados, né? Mas o que importa entender disso tudo é a informação de ele ser natural para nosso corpo e ter um papel relevante nas defesas e na elasticidade.

Acontece que, por ser uma molécula tão especial, os pesquisadores descobriram como cria-lá em laboratório, imitando a substância original. Assim, é possível fazer uso de forma suplementar.

Como o ácido hialurônico auxilia na saúde da pele?

Conforme acabamos de explicar, o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo organismo e preenche os espaços entre as células. Quando abundante, proporciona aquele viço e maciez à pele. O problema é que, com o passar dos anos, o nosso corpo diminui a produção dessa substância.

Por volta dos 25 anos de idade, começa o processo de envelhecimento. Além do colágeno, o ácido hialurônico também começa a ser produzido em menor qualidade e quantidade. “Por isso, recomendamos, ainda cedo, usar produtos tópicos com esse ativo. Fazendo isso, é possível evitar o processo de ressecamento, além de estimular a presença do ácido nas células”, completa a especialista.

Assim, podemos afirmar que o ativo proporciona uma lista extensa de benefícios: hidrata, combate o envelhecimento precoce, dá mais firmeza e atenua olheiras. Isso, claro, depois de um uso constante por várias semanas. Porém, também é preciso ter em mente que, em determinado momento da vida, a pele exigirá algo mais intenso.

É aí que entram os preenchimentos injetáveis, que ajudam no reposicionamento volumétrico e dão efeito lifting. Ou seja, o ácido hialurônico atua por meio de dois tipos de tratamentos — e ambos com poder de proporcionar maravilhas.

Outro detalhe importante é sobre os tamanhos e pesos desse ativo. A ação é diferente, dependendo da massa molecular. Segundo a Dra. Vanessa, as moléculas de baixo peso têm uma absorção melhor, podendo atingir o espaço intercelular. Já as moléculas maiores não conseguem penetrar tanto, então, são utilizadas apenas para melhorar a barreira cutânea e evitar a perda hídrica durante a nossa transpiração.

Em quais produtos é possível encontrar o ácido hialurônico?

Ainda que você não saiba exatamente o que é dermocosmético, provavelmente já ouviu falar em cremes com ácido hialurônico, não é mesmo? Pois é. Os hidratantes faciais foram os pioneiros a investir nessa molécula, enriquecendo os efeitos de elasticidade e umectação à pele. Com o tempo, foi-se descobrindo que ela poderia ser acrescentada em outros produtos também. A lista a seguir é só um exemplo:

  • cremes faciais;
  • séruns;
  • hidratante para o corpo;
  • produtos capilares;
  • maquiagens;
  • cápsulas;
  • injeções de preenchimento.

Como inserir o ácido hialurônico no dia a dia? E quais os cuidados?

Se a sua pele é oleosa e você está se perguntando até que ponto o ácido hialurônico é para você, saiba que pode usá-lo sem medo. Isso porque a característica da substância é atrair água, o que é imprescindível à saúde de qualquer tipo de pele. Quanto ao modo de usar, tudo depende dos seus objetivos, da sua idade, do produto e da tecnologia utilizada. 

Quando a gente quer, por exemplo, uma hidratação intensa, os cremes são bem-vindos na rotina. Realizar massagens faciais ajudará ainda mais na penetração! Já quando o desejo é somente a umidificação, pode-se apostar em produtos mais fluidos.

Quanto ao momento, de forma geral, os produtos com ácido hialurônico podem ser inseridos de dia, mesmo com sol. Diferentemente de outros ácidos, ele não tem risco de causar manchas. Porém, é importante se lembrar de usar sempre um filtro solar compatível com sua pele por cima.

Além do mais, saiba que essa substância não substitui outros tratamentos, viu? Assim, dá para usar o ácido hialurônico junto de diversos ativos, como produtos anti-acne ou um ácido glicólico. Na dúvida sobre essa combinação, sempre consulte seu médico dermatologista.

Pra quem busca um efeito profundo, o jeito é apostar nas injeções, assim como explicou Dra. Vanessa. O preenchimento, porém, não tira a importância dos cosméticos tópicos. Quanto aos cuidados para esse último caso, é necessário seguir as recomendações de um profissional.

Alguns procedimentos exigem evitar a exposição solar, usar compressas de gelo e fazer uso concomitante de produtos com vitamina C, por exemplo. Enfim, o poder do ácido hialurônico é real, por isso, ele está se tornando um dos queridinhos de quem busca cuidados adequados e quer uma pele saudável.

Então, fica a dica: encontre logo aquele produto especial para morrer de amores e chamar de seu. Conheça o creme noturno antirrugas com ácido hialurônico da Granado. Ele promove efeito lifting imediato e é hipoalergênico. Que tal?

Carregando...
316 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Vanessa Metz
Vanessa Metz

Vanessa é médica-dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Proprietária Fundadora da Clínica Vanessa Metz, de dermatologia com foco no planejamento de beleza para o envelhecimento saudável facial e corporal. Sócia Co-fundadora do Hairtz, um centro de terapia capilar com propósito de cuidar da saúde do couro cabeludo e beleza dos fios. Atua também com consultoria para laboratórios e visão empresarial do mercado dermatológico, participando de meetings e boards científicos no Brasil e Exterior.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado