Case de reposicionamento da Granado: o que mudou e por quê?

Case de reposicionamento da Granado: o que mudou e por quê?

Com respeito às suas raízes e muita inovação, o reposicionamento da Granado é uma história de sucesso. Veja todos os detalhes!

Com início das atividades em 1870, a história da Granado teve muitas reviravoltas para se manter na preferência dos brasileiros. Quantas empresas, não importa o segmento, conseguem se reinventar de verdade, tendo ainda mais sucesso do que antes? Se olharmos para o mercado, é fácil entender que não são muitas.

Não à toa, de acordo com o IBGE, muitas empresas fecham as portas 3 anos após o início dos negócios, muito pela falta de boa gestão. É por esse motivo que o case de reposicionamento da Granado chama tanta atenção.

Como muita gente nos pergunta, resolvemos convidar as pessoas por trás da reinvenção da marca para trazer mais detalhes: Sissi Freeman, diretora de marketing e vendas, e Christopher Freeman, CEO da Granado.

Acompanhe para entender o processo e como ele atraiu mais público para a marca — além de ser uma história de amor pelas origens do Brasil.

Antes do case de reposicionamento da Granado

A Granado, como já falamos, existe desde 1870, quando José Antônio Coxito Granado manipulava produtos com as ervas e plantas de seu sítio em Teresópolis. Coxito também importava produtos europeus, adaptando-os para as necessidades brasileiras. Logo, a marca ficou reconhecida como a Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira, título dado por Dom Pedro II.

“No início da empresa, Coxito era muito visionário e empreendedor. E isso ficou ao longo dos anos. Ele levava os ingredientes para o exterior para colocar nas exposições, nunca teve medo de ousar”, relembra Sissi Freeman.

Nossa botica se manteve com a família Granado por várias gerações até que Christopher Freeman a assumiu. “Era uma empresa muito antiga, tradicional, a Granado de 1994 era bem diferente da Granado de hoje: desatualizada, com vários produtos antigos, mas de alta qualidade. Estava sem investimento há anos, como se estivesse dormindo”, comenta o CEO. Foi a partir da gestão Freeman que o case de reposicionamento da Granado aconteceu.

Por que e como reposicionar a Granado

Se as pessoas evoluem, as marcas também precisam se modificar, não acha? É assim que Sissi Freeman pensa: “o público vai atrás das novidades. Se você não tem essa cabeça empreendedora de experimentar ou testar novas coisas, a empresa fica desatualizada e parada, mesmo que seja centenária e histórica como a nossa”.

Mas não pense que foi simples. “O desafio foi pegar o nome tradicional e transformar no sonho de uma empresa multinacional brasileira nesse setor. Descobrimos que rejuvenescer uma marca é difícil porque existem preconceitos envolvidos. Granado e Phebo [também adquirida pela família Freeman] eram consideradas marcas para vovó e vovô, criar algo para jovens demora”, conta Christopher.

Antes do reposicionamento, quando se pensava nos produtos Granado que marcaram época, era comum falar apenas do Polvilho Antisséptico, certo? Hoje ele ainda é um dos queridinhos, mas não está mais sozinho no imaginário dos brasileiros. Isso se deve muito ao atual time de desenvolvimento de produtos, que marcou o reposicionamento e continua muito relevante.

“Nos últimos anos, o departamento que mais cresceu foi o de desenvolvimento de produtos porque cada vez mais a gente vê a importância desse setor. Em janeiro de 2022, 24% das vendas no varejo foram de produtos novos. Também, muito do crescimento da empresa no atacado vem de linhas e produtos novos criados nos últimos anos, escutando o nosso consumidor”, comenta a diretora de Marketing, Sissi Freeman.

Lembra do espírito empreendedor de Coxito? Ele segue mais vivo do que nunca, tanto que a Granado foi a primeira marca brasileira a criar um sabonete 100% vegetal. “A gente foi pioneiro em sabonete vegetal. Muita gente no Brasil e no mundo inteiro utilizava seiva de boi e nós lançamos o sabonete vegetal em 1998 — não queremos copiar ninguém, queremos produtos inovadores, que funcionam”, resume o CEO da Granado.

Outro ponto que marca o case de reposicionamento da Granado foi mostrar que a família toda pode usar os produtos, rejuvenescendo a marca sem perder a tradição. “A Granado Bebê é uma das nossas linhas carro-chefe e foi criada depois que eu comprei a empresa, assim, as pessoas começam a usar produtos Granado com os filhos e continuam. Nossa intenção foi recriar a imagem da marca que serve para todas as idades”, comenta Christopher.

Nem os pets das famílias foram esquecidos, afinal, com o relançamento da linha Pet é possível dar aos nossos amigos peludos o mesmo carinho que oferecemos às pessoas.

O que mudou com o case de reposicionamento da Granado

Como você pôde notar, desenvolver mais produtos e mostrar que todas as idades podem contar com a Granado foi um bom ponto de partida, sem falar na inovação de trazer um sabonete de glicerina vegetal que é queridinho no Brasil. Mas ainda há mais o que se falar!

Lojas-conceito para vivenciar o jeito Granado de ser

Com a nova gestão, a Granado passou a ter lojas-conceito espalhadas pelo Brasil (hoje são mais de 80 ao todo). Todas têm a característica da primeira Granado, com armários de madeira do século XX, as luzes baixas e amarelas que dão sensação de se estar numa botica do início do século XX, o piso de ladrilho, os móveis e cartazes antigos — tudo para evidenciar o tamanho da tradição.

“Precisávamos mostrar os produtos novos e criar uma demanda. Hoje em dia, nossas lojas são pontos para quem quer dar presentes, festejar aniversários e Natal”, comenta o CEO. Dessa forma, as lojas promovem uma experiência de sentidos.

Carinho e cuidado com o público

Cada produto da Granado é desenvolvido com foco no público e, para isso, haja contato! “A gente tem esse relacionamento direto com nossos consumidores, seja nas lojas ou nas mídias sociais. É assim que conseguimos ouvir a necessidade deles. Uma prova disso é que na pandemia lançamos um refil do sabonete líquido de bebê por uma questão de custo-benefício, a pedido do público, já que é um produto de uso diário de autoconsumo”, explica Sissi.

Se você já comentou uma postagem da Granado ou visitou uma loja e se encantou com o atendimento, saiba que não é por acaso. Esse cuidado com o público é refletido em cada produto lançado. “Essa conexão com o cliente faz com que a gente inove cada vez mais, mas seja mais certeiro nessas inovações”, resume a diretora de marketing.

Novo visual, sem perder as raízes

Quando você olha as embalagens, percebe que nossos produtos são modernos, mas mantêm a tradição. “As embalagens foram modernizadas, mas extremamente inspiradas nas embalagens e publicidades antigas da marca, guardadas no Acervo Granado”, conta Sissi.

Perceba como a Granado é uma marca que olha para o futuro (e cuida dele) sempre respeitando suas origens e tradição. Inclusive, o blog Granado Pharol é uma homenagem ao jornal informativo Pharol Granado, que existe desde a época de Coxito — que já fazia marketing de conteúdo, veja só!

Orgulho de ser brasileira

Além disso, a Granado respeita suas raízes brasileiras. A fábrica em Japeri (RJ) tem inúmeros cuidados com a preservação socioambiental e transformou a vida na cidade.

“Quando fomos para lá, não tinha indústria nenhuma. Precisamos contratar e treinar pessoas que não tinham experiência em trabalhar em fábrica. Hoje, essas pessoas têm salários, benefícios, participação nos lucros...”, recorda o CEO

Sissi resume bem: “a gente busca renovar os produtos e as lojas, mas procurando manter sempre a essência da marca e o orgulho da história, que caminha com a história do Brasil”.

O resultado do case de reposicionamento da Granado

O fato de você estar lendo a história de reposicionamento da Granado, por si só, já é uma prova de que deu certo. Mas vamos aos dados:

  • antes da gestão Freeman e do reposicionamento, o faturamento anual era de R$ 8 milhões. Hoje estamos com R$ 800 milhões por ano;
  • o crescimento, nos últimos 15 anos, se mantém na casa dos dois dígitos. “Por ano, buscamos lançar cerca de 100 novos produtos e 10 novas lojas”, comenta Sissi;
  • as vendas online cresceram quase 1.000%, especialmente no começo da pandemia quando as lojas estavam fechadas.

Fora isso, para se tornar uma multinacional cada vez mais reconhecida, a Granado aposta no crescimento sustentável. “Desenvolvemos parcerias, além das lojas com alguns clientes estratégicos, como o Grupo Galeries Lafayette, onde a gente já ocupa alguns espaços importantes”, explica Sissi Freeman.

Acreditamos que o case de reposicionamento da Granado deu certo, acima de tudo, porque honramos nossas raízes brasileiras e oferecemos ao público o melhor da união entre tradição e inovação.

Aproveite para ver como a preservação da natureza também é uma luta da Granado!

Carregando...
4234 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado