Dar banho no cachorro em casa é fácil, econômico e ainda garante mais saúde para o seu pet
Ter um pet como companhia é algo que está se tornando a cada dia mais comum. Só que esse convívio exige alguns cuidados para manter a saúde do bichinho, como dar banho nele regularmente. Mas, em geral, os responsáveis deixam isso nas mãos de profissionais em pet shops para evitar o trabalho.
Sabia que o banho em casa é uma forma de conexão com o seu pet? Afinal, vocês terão a chance de interagir, ele vai sentir o seu carinho e ainda fica mais fácil saber exatamente os produtos específicos para ele, além de ser econômico.
Quer garantir que o banho seja prazeroso para o pet, que ele não tenha nenhum tipo de estresse e, é claro, que fique limpinho de verdade? E com produtos certos, para que a saúde do animal não seja colocada e risco? Temos ótimas dicas de como dar banho em cachorro. Confira!
Quais são as vantagens de dar banho no cachorro em casa?
O banho para o cachorro deve ser uma experiência prazerosa, porém, muitos animais tendem a ficar agitados, seja por falta de costume, seja por hábito ou mesmo por problemas de saúde. E esse estresse pode ocorrer tanto no pet shop quanto em casa.
Como o animal já está habituado ao ambiente do seu lar, a hora do banho pode deixá-lo menos ansioso. Mas isso também traz outras vantagens que oferecem bem-estar ao pet:
- evita o momento de espera em que o cão fica no pet shop para tomar banho;
- dispensa o serviço de locomoção do animal;
- permite acompanhar o banho e deixar o pet mais tranquilo;
- possibilita realizar o banho em qualquer dia da semana;
- oferece mais segurança e conforto aos cães idosos e filhotes.
Quais são as características de bons produtos para usar no pet?
Saber como dar banho em cachorro é importante, porque manter o cuidado com a higiene do pet é um hábito saudável para ele, você e sua família. Além de manter a estética do animal, também evita doenças.
Para alcançar esses benefícios, a escolha dos produtos de higiene deve ser feita com cuidado. Isso porque, por mais que o animal seja considerado um membro da família, nem tudo que é bom para os humanos será bom para ele. Um erro muito comum é utilizar produtos inadequados para animais, como shampoos, sabonetes, detergentes e perfumes.
Isso é um problema, pois, além de irritações e alergias, pode trazer complicações de saúde para o pet. O pH dos produtos para humanos não é o mesmo do que para os animais. Assim, é fundamental ter certeza de que o item utilizado é de boa qualidade e específico para o seu pet. Existem outros cuidados que devem ser considerados sobre como dar banho em cachorro. São eles:
- proteger os ouvidos com algodão para não entrar água;
- enxaguar bem sem deixar produto na pele;
- evitar banhos em filhotes com menos de 4 meses de idade;
- iniciar o banho apenas do pescoço para baixo a fim de não assustá-lo;
- atentar para que o shampoo não entre nos olhos do animal.
Como dar banho em cachorro?
Chegou o momento das dicas que você estava esperando sobre como dar banho em cachorro em casa — e do jeito certo, para deixá-lo limpinho, cheiroso, saudável e livre de parasitas ou problemas de pele. Antes de começar, é importante conferir se todos os itens que você vai usar estão por perto, como shampoo, toalha e secador.
Separe tudo primeiro, antes de buscar seu pet, pois, caso esqueça algo, não é aconselhável deixar o animal sozinho no meio do banho. Ele pode escapar, desorganizar o ambiente e até se machucar. Vamos começar?
Escolha produtos de qualidade
Por mais que o shampoo que a gente está acostumado a usar tenha um cheiro agradável, como dito, é fundamental evitar dar banho em pet com substâncias que não sejam especificamente feitas para eles. O ideal é escolher produtos próprios, como da linha Granado Pet.
Escolhendo bem, você vai evitar problemas dermatológicos, garantindo a segurança e o conforto para o animal de estimação. Portanto, escolha produtos de qualidade, dando preferência àqueles com menor quantidade de corante na fórmula.
Prepare o seu pet
Com carinho, tente manter o pet calmo e o prepare para o banho. Escove bem os pelos para desembaraçar e eliminar os fios soltos e pequenas sujeiras. Depois, apare as unhas do pet para não correr o risco de se arranhar no momento de agitação. Em seguida, coloque o algodão com cuidado nos seus ouvidos para proteger da entrada de água.
Escolha um lugar adequado
Ainda antes de começar o banho, escolha um ambiente adequado, certificando-se de que é seguro e confortável para o pet. O objetivo é evitar quedas e outros tipos de acidentes. Se o animal costuma ficar agitado, prefira dar o banho em um local fechado, para dificultar o risco de ele escapar. Além disso, em temperaturas mais frias, evite dar o banho em espaços abertos e que tenham corrente de ar.
Tome cuidado com a temperatura da água
A temperatura da água é outra dica importante sobre como dar banho em cachorro, porque influencia na segurança do pet. Diferentemente dos humanos, que preferem banhos quentes, para o animal a água deve ser morna, com temperatura em torno de 30 a 35 graus, pois evita queimaduras e problemas de pele.
Para certificar essa temperatura, utilize um termômetro ou faça um teste simples, colocando um pouco da água na área mais sensível de sua pele — como na parte interna do braço. Além disso, dê preferência para dar o banho em dias quentes de modo a proporcionar conforto ao animal.
Lave corretamente
Ligue a mangueira ou o chuveiro para que o animal se acostume com o barulho da água e prenda-o de maneira segura e confortável. Mostre o chuveirinho para não assustá-lo e umedeça os pelos aos poucos, molhando todo o corpo. Evite jogar água diretamente na cabeça para que ele não fique assustado. Em seguida, aplique o shampoo e massageie principalmente os vãos das patas e dedos. Enxágue bem para tirar todo o produto.
Dê atenção extra à secagem
Por fim, temos a secagem do animal, que merece uma atenção especial para evitar problemas de dermatites, fungos e resfriados. Por isso, após o banho, retire todo o excesso de água com o auxílio de uma toalha. Seque bem o animal usando um secador com jato de ar morno, direcionando no sentido da raiz dos pelos, até que ele esteja completamente seco. Não utilize o secador com o jato muito quente, pois pode queimá-lo.
Como dar banho em cachorro pode ser uma atitude mais econômica?
Dar banho no cachorro em casa é um modo de deixar o animal mais tranquilo e pode ser uma atitude mais econômica. Isso porque não é necessário gastar com pet shop ou contratar um táxi para levar o bichinho. Além disso, o recomendado é dar banho a cada 15 dias, sendo possível reduzir o banho semanal e os gastos em tempos de crise.
Não se esqueça de que manter o animal limpo vai além das questões de estética e deixar o pet cheiroso, especialmente para quem o tem dentro de casa. A higiene regular evita doenças de pele e o surgimento de parasitas, além de proporcionar a aproximação do tutor com seu amigo de quatro patas.
Viu só como dar banho em cachorro em sua casa não é difícil? Isso vai garantir a saúde do seu pet e deixá-lo ainda mais fofo! Sem falar que pode ser um momento muito divertido se associado com agrados antes e depois do banho — mimos, petiscos e todo o carinho que ele merece.
Gostou das dicas? Então, fique por dentro das novidades do blog da Granado. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como este em primeira mão!