Quer evitar quaisquer desconfortos depois da depilação? Então, é melhor tomar esses cuidados!
Após a depilação, é normal que a pele fique mais sensível. Por isso, é superimportante tomar alguns cuidados pós-depilação para evitar alergias ou irritações, especialmente nesse período em que ela está mais vulnerável.
Pensando nisso, nós elegemos uma série de dicas que vão ajudar a ter um período pós-depilatório mais confortável e sem preocupações. Se você ficou interessada em acompanhar sugestões, é melhor ficar atenta e vir conosco. Boa leitura!
1. Evite roupas muito apertadas
O primeiro entre os cuidados pós-depilação que queremos destacar é o de não usar roupas muito apertadas que abafem a área depilada. O motivo para isso é que a área recém-depilada fica muito sensível e exposta à ação de várias bactérias, que se proliferam principalmente em ambientes úmidos e quentes, como fica sua pele quando está apertada.
Por isso, nada de jeans ou tecidos grossos. O ideal é deixar a região livre para que ela fique sequinha e arejada. Por isso, blusas soltas ou de alça, bem como saias, vestidos e calças ou bermudas largas são as melhores opções. Além disso, lembre-se de sempre preferir tecidos finos e leves para esses períodos.
2. Use produtos pós-depilatórios
Os produtos pós-depilatórios são especialmente importantes para aumentar o conforto após o procedimento, pois, seja com a lâmina ou mesmo com cera, a depilação é sempre um processo agressivo para a pele, portanto nada mais justo do que aliviar esse incômodo.
Os pós-depilatórios vão justamente acalmar a região, diminuir as chances de contaminações por bactérias e refrescar a pele. Eles são cruciais já nos primeiros momentos, evitando o excesso de atrito causado pelos tecidos das roupas ou mesmo da própria pele, como acontece com frequência em regiões como as axilas e as virilhas.
3. Faça uma esfoliação na pele
A palavra "esfoliação" chega a doer só de ler quando pensamos em um período pós-depilatório, não é mesmo? Mas esse é um cuidado importante a ser tomado tanto antes quanto depois do processo. E se você está pensando que isso pode piorar o desconforto, fique tranquila, porque a ideia é ter o resultado contrário.
Antes da depilação, a esfoliação vai remover a pele morta da região, facilitando a retirada dos pelos. Depois, ela ajuda os folículos a crescerem para fora da pele, evitando aqueles pelos encravados, sabe? É claro que é preciso esperar um pouco para esfoliar. O ideal é de um a dois dias (e nada de esfregar a pele, hein? Faça de uma maneira bem suave).
4. Proteja sua pele do Sol
O Sol, apesar de ser uma fonte importantíssima de vitamina D, pode ser ouro fator estressante e potencialmente perigoso para uma pele recém-depilada. Por isso, a recomendação é que você o evite pelo menos nos primeiros dias depois da remoção dos pelos. O motivo é que a região está bem sensibilizada e, com a exposição prolongada, ela pode queimar com mais facilidade, o que a deixaria bem irritada.
Então, programe-se com antecedência caso a sua depilação seja justamente para ir à praia ou para a piscina, por exemplo. Nesses casos, monte um cronograma e agende para antes da viagem ou evento. Assim, você evita alguns desconfortos, combinado?
5. Utilize produtos hidratantes
Também é muito importante que a hidratação esteja entre os seus cuidados pós-depilação. Em geral, a pele recém-depilada pode ficar com um aspecto ressecado e opaco, o que vai facilitar irritações e até o surgimento de foliculite, por exemplo.
Por isso, para acalmar a sensação de secura e deixar a região mais macia ao toque, é recomendado usar produtos hidratantes leves que não tenham nenhum ingrediente tóxico nem potencialmente alergênico na fórmula, como as linhas da Granado.
6. Permita que a sua pele "respire"
Tão importante quanto utilizar produtos para hidratar e acalmar a pele é deixar que ela "respire". Mas o que isso significa? Além de deixar seu corpo livre de roupas apertadas, como você viu na dica de número 1, é preciso deixar a região limpa.
Então, lembre-se de que, logo depois da depilação, pode ser interessante passar a primeira e a segunda noite sem utilizar qualquer produto. É isso mesmo. Você pode até usar o pós-depilatório depois do processo e um bom hidratante durante o dia ou ao longo do período em que estiver no trabalho, por exemplo. Mas, ao chegar em casa e tomar aquele banho antes de dormir, deixe sua pele descansar sem nada, ok?
7. Conte com a Granado como sua aliada
Os produtos da Granado são compostos para que a sua pele fique muito mais macia e sem irritações. As fórmulas das nossas linhas não contêm parabenos e são exclusivamente desenvolvidas para diminuir os riscos com alergias.
Uma opção bastante atrativa é o Creme de Ureia e Óleo de Semente de Uva. O produto tem ação umectante e emoliente, ajudando a pele a se regenerar depois de sofrer as agressões causadas pela depilação. Desse modo, sua hidratação é intensa e eficiente.
O Creme Nutritivo de Glicerina também é uma ótima opção, já que ele hidrata profundamente e ainda proporciona aquela sensação de conforto. Além disso, conta com as versões Mel e Erva-Doce, que são ideais para acalmar a pele.
Essas fragrâncias mais leves e sutis são fundamentais para tornar o processo de hidratação ainda mais prazeroso para você, garantindo um perfume duradouro e muito agradável. Assim, além de reforçar a proteção da sua pele, você ainda estabelece uma rotina de autocuidado, o que traz vários benefícios ao mesmo tempo.
Para muitas pessoas, a depilação é associada a um processo doloroso que vai desde o momento de retirada dos pelos até a recuperação. Mas a verdade é que não precisa ser assim. Você pode tornar esse período mais tranquilo e confortável ao cuidar da sua pele da maneira correta.
Agora você já conferiu as principais dicas para manter uma rotina de cuidados pós-depilação. Então, que tal experimentar os produtos Granado para entender como eles contribuem para a recuperação da sua pele? Converse com a gente agora mesmo!