A história da perfumaria mais tradicional do Brasil começa no centro do Rio de Janeiro, em 1870, com a primeira farmácia de José Antonio Coxito Granado, fundador da botica. Ele vendia remédios importados e naturais criados a partir de plantas, ervas e flores cultivados em seu sítio, na região serrana.
A qualidade e a eficácia de sua oferta logo fizeram da Granado uma das fornecedoras oficiais da Corte Real. Por essa ligação, em 1880, Dom Pedro II concedeu-lhe o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Ao longo dos anos, a tradição de produtos de qualidade com origem vegetal e a eficácia comprovada seguiram por algumas gerações nas mãos da família Granado. Até que, em 1994, o inglês Christopher Freeman assumiu o controle da empresa, dando origem a uma nova era. A partir de então, a Granado resgatou a sua herança histórica, criou novos produtos e modernizou a sua produção.
O que é internacionalização?
Em termos práticos, internacionalização de empresas é um processo de expansão da atuação para o mercado internacional, a partir da exportação e importação de produtos e ingredientes.
Além disso, a internacionalização é um recurso muito importante para apresentar o que há de melhor no país de origem. Na Granado, a proposta é mostrar que cada nuance do Brasil, desde a bossa-nova até o cumaru, pode ser apreciada por todo o mundo.
Como a Granado se tornou internacional?
Cada passo de Christopher Freeman, CEO da Granado, revela que o empreendedorismo de excelência está sempre ligado a certa ousadia e ao desenvolvimento responsável.
Ao longo de décadas, essa visão se manteve comprometida com a sustentabilidade e disposta a expandir fronteiras, assim como desejou o fundador, em 1935, em seu testamento, ver sua marca reconhecida além-fronteiras.
Dessa forma, o ponto inicial da internacionalização da marca ocorreu em 2013, quando os produtos Granado ocuparam um espaço da loja de departamentos francesa Le Bon Marché, em um evento dedicado aos principais nomes brasileiros no segmento de luxo.
A parceria ganhou força e estimulou a fundação, em 2017, da primeira loja-conceito da Granado em Paris, começando, assim, o processo de internacionalização da marca, que hoje conta com diversas lojas próprias e Pop-Ups stores na Europa e nos Estados Unidos. Confira por onde a Granado tem feito história ao redor do mundo!
França
A capital francesa foi a primeira cidade a receber a Granado - e, diga-se de passagem, de braços abertos. Competindo com os maiores nomes da perfumaria mundial, a loja da Granado está presente bem no coração do bairro de Saint-Germain-des-Près, desde 2017. Além dela, os bairros Le Marais e Saint-Honoré também contam com uma unidade da perfumaria.
Inglaterra
O orgulho do inglês Christopher Freeman foi enorme quando a Granado abriu seu primeiro espaço em Londres, inicialmente com exclusividade para a tradicional loja de departamentos, Liberty.
Hoje, a perfumaria conta com três lojas-conceito nos principais pontos da cidade, como Chelsea, Soho e Covent Garden.
Portugal
A capital de Portugal também não poderia ficar sem a presença da Granado. Historicamente, o país tem uma forte influência na criação e na popularização da marca. Por isso, nada mais justo que uma loja com produtos da marca no país no coração da cidade de Lisboa.
Estados Unidos
A Granado quer fazer história ao redor de todo o mundo, e não apenas na Europa. Por isso, no início de 2024, foi a vez de Nova York ganhar uma loja conceito, na mundialmente conhecida Madison Avenue. E uma segunda loja já está programada para perfumar a Big Apple muito em breve!
Por que buscamos o mercado internacional?
Levar a marca para fora do Brasil sempre foi um desejo do fundador da Granado, registrado em seu testamento, em 1935. Após conquistar todo seu reconhecimento no Brasil, com um firme posicionamento da marca no mercado de cosméticos e alta perfumaria, o próximo passo só poderia ser levar todo esse sucesso, que marca gerações e gerações, para o resto do mundo.
Esse não é apenas um plano de levar a perfumaria de nicho brasileira para o mundo. Na verdade, faz parte da essência da empresa valorizar a brasilidade em cada detalhe. Com isso, ao desbravar e criar raízes em outros continentes, é possível criar uma rica troca de conhecimentos e experiências, apresentando também a expertise brasileira eu seus ricos ingredientes para o público estrangeiro.
Onde encontrar a Granado no exterior?
Se você for até lugares como Londres, Paris, Nova Iorque e Lisboa, pode encontrar a brasilidade nas fragrâncias e cores, que só a nossa empresa consegue produzir, em nossas lojas conceito, lojas Pop-Up e nos pontos de vendas de grandes parceiros da Granado. O objetivo é expandir esse alcance e marcar presença nos mais variados países.
França
21 Rue Bonaparte - 75006, Paris
4 Rue du Marché Saint-Honoré – 75001, Paris
11 Rue des Francs Bourgeois - 75004, Paris
Les Galeries Lafayette
Le BHV, Paris
Publicis Drugstore, Paris
UK
7 Denman Place (Ham Yard Village), Londres
59 King's Road – Chelsea, Londres
44 Floral St., Covent Garden, Londres
Liberty, Londres
Harvey Nichols, UK
Portugal
Rua Garrett, 98, Lisboa
Estados Unidos
611 Madison Ave, NYC
Saks, NYC
Anthropologie, NYC
Bélgica
Galeria INNO, Bruxelas
Espanha
El Corte Inglés, Madrid
Em outras palavras, a internacionalização é um processo visionário. As empresas que desejam levar a sua essência para outros países podem aproveitar dessa iniciativa e garantir que cada vez mais lugares conheçam o potencial do Brasil. É nisso que a Granado está empenhada, e é essa popularização que traz ainda mais valorização pela brasilidade.
Curtiu este post? Aproveite a visita e dê uma olhada nos perfumes nacionais da Granado que estão presentes ao redor do mundo!