No universo da perfumaria, poucas marcas têm a capacidade de levar a um cenário de nostalgia e encantamento como a Linha Vintage Granado. Com sua combinação única de novos perfumes, elegância e autenticidade, essa renomada linha de fragrâncias se destaca como um verdadeiro ícone da tradição e do bom gosto.
Vamos explorar os encantos dessa coleção extraordinária, mergulhando nas histórias por trás de cada perfume, na elegância que permeia cada frasco e na autenticidade de cada um deles. Pensando nisso, convidamos Helen Augusto, especialista em perfumaria, para trazer um pouco da sua impressão sobre cada um deles. Continue com a gente para entender qual pode ser seu perfume novo favorito!
Linha Vintage da Granado
Em 2020, a Granado completou 150 anos de uma história única. O início de tudo aconteceu com o português José Antonio Coxito Granado, que, em 1870, começou a manipular plantas e ervas.
Com isso, ele criou produtos únicos que caíram no gosto da população e também da família imperial. Depois de tantos anos, mantivemos nosso cuidado e herança em cada um dos produtos.
Não é à toa que a linha Vintage segue fazendo tanto sucesso. Inspirada na Perfumaria Helios, divisão de luxo da Granado do fim do século XIX, a linha Vintage conta com fragrâncias tradicionais, como Carioca e Suzette. Porém, não para por aí. Há também os mais recentes, como a colônia Oud e a coleção de Eaux de Toilette.
Para comemorar os 150 anos, a Granado lançou pela primeira vez a coleção de perfumes Vintage com fragrâncias sofisticadas e atemporais, que carregam o DNA da marca.
Cada fragrância desperta memórias e nos leva a uma jornada pela centenária história da marca através da perfumaria, descobrindo um novo capítulo a cada nota olfativa. Conheça mais sobre os perfumes da linha Vintage Granado, a seguir!
Conheça os perfumes da linha Vintage
Os perfumes da linha Vintage trazem um toque de sofisticação e prometem um passeio sensorial pela nossa história centenária, que se entrelaça com a do Rio de Janeiro — cidade onde a Granado nasceu.
Do sítio onde Antonio Coxito cultivava ervas medicinais até a primeira fábrica na Lapa, em um momento em que o centro do Rio de Janeiro fervilhava com a boemia carioca. Uma história fascinante para quem ama cheiros marcantes!
Vale dizer todos eles são eau de parfum, assim, a concentração de essências é mais alta e, por esse motivo, eles tendem a fixar mais tempo na pele. Mas qual dos perfumes tem mais a ver com o seu estilo? Confira as descrições a seguir e descubra!
Époque Tropical: um passeio pelos jardins do Rio no Século XIX
Époque Tropical é a união singular da clássica perfumaria francesa com a irreverência brasileira. Seu perfume marcante explora o lado envolvente das notas amadeiradas de sândalo e guaiaco e equilibra essa intensidade com o cítrico intenso da mandarina e do caju.
Essa dualidade é envelopada por um clássico buquê floral de magnólia, rosa e gerânio. É uma fragrância que nos transporta para um passeio pelos jardins do Rio no século XIX. Veja a pirâmide olfativa de Époque:
- notas de topo: mandarina, caju e cardamomo
- notas de corpo: Magnólia, rosa e gerânio
- notas de fundo: Fava tonka, sândalo e guaiaco
Para Helen, “o frescor frutal e cítrico de Époque contrasta com as madeiras intensas de fundo, tornando as flores rosadas e a magnólia um poderoso aliado na perfumação, sem deixar a fragrância feminina ou masculina demais. Ótima para usar a dois!"
Uma fragrância elegante, versátil, com a irreverência brasileira, para usar a qualquer momento do dia.
Nostalgia: saudades do passado e entusiasmo para o futuro
Nostalgia representa o passado, o presente e o futuro da Granado numa criação que equilibra tradição e contemporaneidade. As notas de topo cítricas e especiarias abrem caminho para um corpo floral envolvente e elegante de flores brancas e rosas.
As notas são envelopadas pela estrutura amadeirada, macia e confortável de cashmere, âmbar e musk. Uma fragrância que desperta saudades e cria novas memórias!
- notas de topo: pimenta rosa, bergamota e mandarina;
- notas de coração: lírio, flor de laranjeira e rosa;
- notas de fundo: musk, âmbar e cashmeran.
As cores suaves e toques de art nouveau nude e dourado abrem lugar para um caminho floral elegante e delicado que certamente terá preferência entre as mulheres, pois evidenciam um lado mais feminino e envolvente.
"Embora homens possam se encantar por este perfume, serão as mulheres que se derreterão pela floralidade elegante das Rosas e a maciez da madeira ambarada do cashmeran. Esta é uma fragrância viciante, de aconchego, que abraça", avalia Helen.
Jardim Real: Versatilidade e sofisticação
Jardim Real exalta o frescor das flores e nos transporta para os exuberantes parques e jardins do Rio de Janeiro no século XIX. Uma união entre a naturalidade cítrica e efervescente das notas de bergamota e mandarina, com a delicadeza romântica das flores, evidenciando a flor de laranjeira como protagonista da criação.
O fundo clássico amadeirado de sândalo e patchouli dão o toque final de sofisticação e versatilidade!
- notas de topo: bergamota, mandarina e pimenta rosa;
- notas de corpo: flor de laranjeira, jasmim sambac e magnólia;
- notas de fundo: sândalo, musk e patchouli.
O perfume é ideal para quem não abre mão do frescor, mas busca mais intensidade num cítrico floral, ainda mais sofisticado e elegante. Segundo Helen, é uma fragrância que vai bem em várias ocasiões: desde ambientes casuais aos formais.
"Apesar de intensa, seus pontos fortes são as notas cítricas e florais, por isso sugerimos repor após umas 5 horas para que esses elementos voltem a ser sentidos e desfrutados novamente".
Elixir 1870: seu passaporte para o frescor das montanhas de Teresópolis
Elixir 1870 é um perfume amadeirado aromático cítrico, que traz uma nova interpretação dos frescores aos quais você se acostumou.
Com pinho em sua composição, a ideia aqui é levar você a um passeio pelas montanhas de Teresópolis no fim do século XIX, com “aquele cheiro de terra morna sob o sol, que também evoca a pureza dos cítricos e aromáticos, trazendo essa proximidade da natureza”, aponta Helen Augusto. Conheça melhor a pirâmide olfativa deste perfume da linha Vintage:
- notas de topo: manjericão, limão-siciliano e laranja;
- notas de coração: murta, cardamomo e alecrim;
- notas de fundo: pinho, lavandim e cedro.
Para Helen, a fragrância a levou direto para os anos 70, especialmente pelas notas de pinho. “Mas não é um perfume que parou nessa década, pois é moderno.
Para mim, trata-se de um novo cítrico, que captura a elegância de uma Era centenária”. Notas cítricas, de especiarias e aromáticas são as que ganham destaque, trazendo um frescor verde moderno, com a substantividade do cedro.
Assim, estamos diante de um cheiro que vai fazer sucesso com os homens e também com as mulheres, que devem se encantar por esse perfume que faz uma leitura diferente dos cítricos que existem no mercado. Sem falar que é perfeito para os dias de verão e calor intenso.
Boemia: um convite à sensualidade e ousadia
Dos novos perfumes Vintage, a sensualidade e o mistério estão representados no Boemia, um oriental amadeirado único em sua composição. O nome faz referência à efervescente Lapa no começo do século XX, bairro carioca marcado pela agitação e vida boêmia.
“Ele traz um ar levemente fresco e especiado sob notas quentes e sedutoras”, explica Helen Augusto. Também é exótico e captura bem os cheiros das especiarias. Inclusive, para Helen, são elas que protagonizam essa fragrância logo na saída. Entenda melhor a composição das notas do Boemia:
- notas de topo: pimenta-preta, noz-moscada e lima;
- notas de coração: gerânio, cedro e olíbano;
- notas de fundo: sândalo, couro e tabaco.
Com as notas de fundo de couro e tabaco, você poderia imaginar que se trata de um cheiro considerado mais masculino, certo? Mas não, e segue super compartilhável! “Ele é envolto em pimenta e noz-moscada, que quebram as notas de fundo.
Também tem olíbano, que traz um toque de limão e incenso à fragrância, por isso digo que ele traz um ar levemente fresco”. O sândalo, uma das notas de fundo, envelopa o perfume com um toque aveludado.
O perfume é perfeito para homens e mulheres que querem ser notados, pessoas resolvidas, impetuosas e quem amam uma novidade. Também é o cheiro ideal para aquele momento em que você deseja marcar sua presença com intensidade e um toque de inovação.
Infusão Botânica: natureza vibrando com muito frescor
Infusão Botânica tem um frescor inusitado e intrigante. Suas notas especiadas e aromáticas dão muita personalidade à criação e o transformam numa fragrância revigorante, que conecta com a natureza pelos seus ingredientes naturais.
O fundo confortável fica por conta das notas amadeiradas de cashmeran e vetiver. É o equilíbrio perfeito entre frescor e conforto!
- notas de topo: semente de coentro, pimenta preta e limão;
- notas de corpo: notas verdes, cardamomo e peônia;
- notas de fundo: cashmeran, musk e vetiver.
Para Helen, Infusão Botânica é uma criação compartilhável, vibrante e de muita brasilidade. "Uma fragrância elegante com especiarias frias e quentes, que refrescam e trazem a sofisticação ao melhor estilo aromático italiano", conta.
Imperial: a perfeita união do vintage com o século XXI
O Imperial é o terceiro perfume da linha Vintage, um floral cítrico musk, que mistura delicadeza com frescor.
A nossa inspiração para a fragrância é trazer um misto de brasilidade e influência portuguesa do fim do século XIX, quando os produtos Granado começaram a se destacar entre a elite carioca, ganhando o título de “Pharmácia Oficial da Família Imperial”.
“Para mim, o Imperial combina a riqueza do vintage, a autenticidade do final do século XIX, com a transparência e o frescor do século XXI”, comenta Helen Augusto. E como isso se traduz no caminho olfativo? Olha só:
- notas de topo: bergamota, mandarina e chá branco;
- notas de coração: magnólia, rosa e muguet;
- notas de fundo: sândalo, mate e musk.
“É muito elegante, tem rosa e muguet com toque de frutas vermelhas, mas essas frutas vêm da magnólia, que tem um lado de fruta vermelha.
Com o toque de chá branco, o Imperial ganha uma tonalidade limpa e uma pitada de verde. O mate e o sândalo, ao fundo, trazem notas aveludadas e confortáveis a essa fragrância. Por fim, o musk envelopa tudo isso com muita sofisticação”, explica a especialista em perfumaria.
É um perfume leve, mas que dura na pele. Por isso, amantes de cítricos e levezas vão se interessar pela novidade. Como toda nossa linha de fragrâncias, é compartilhável, podendo ser usado por homens e mulheres.
Segundo Helen, é perfeito para usar no dia a dia ou para encontros casuais à noite. “Ele é luxuoso e formal, sem deixar de ser casual e alegre. Para mim, remete à encontros inesperados e à vontade de estar junto”.
Folia: celebração das culturas brasileiras
Folia relembra o calor e a cultura brasileira, além de contar com uma fragrância cheia de personalidade. Ele combina miscelânia, que traz à memória as festas típicas do Brasil, com a delicadeza do alcaçuz. Tem a harmonização floral do Osmanthus e o toque de baunilha, com notas adocicadas que florescem sua personalidade única e intensa.
Para isso, Folia segue o caminho olfativo da seguinte forma:
- notas de topo: bergamota, tangerina e noz moscada;
- notas de corpo: osmanthus, flor de laranjeira e alcaçuz;
- notas de fundo: sândalo, baunilha e musk.
Para Helen, homens e mulheres que gostam de fragrâncias adocicadas, e diferentes das fragrâncias doces do mercado, irão se apaixonar por Folia. "Ela tem uma delicadeza e um dulçor confortável, nada enjoativo, que fica horas na pele. Combina com diversas ocasiões, como o ambiente de trabalho ou eventos com amigos, e perfeita para dias mais frios".
Expedição: aventura pela Mata Atlântica
Expedição é mais um dos perfumes da Granado Vintage que vão ganhar o seu coração. Cheio de contrastes, ele representa um convite para transitar entre as folhas densas da mata atlântica combinada com notas amadeiradas que vão trazer conforto e delicadeza.
De família olfativa Floral Amadeirado Especiado, o perfume é composto por:
- notas de topo: bergamota, limão e pimenta preta;
- notas de corpo: íris, olíbano e pinho;
- notas de fundo: âmbar, cedro e sândalo.
Com uma embalagem incrível que conta com uma luxuosa trama em estilo art nouveau aplicada em hot stamping dourado, que ilumina a ilustração e o destaca de todos os outros produtos da linha Vintage, ele representa uma boa opção de presente.
Dentro da caixa, um texto conceitual conta a história e inspiração do perfume. Além disso, contam com válvulas personalizadas com o logo especial da Granado. São frascos que encantam os olhos e fragrâncias que conquistam o olfato logo nas primeiras notas.
Cada perfume passa por um meticuloso processo de maceração, uma prática realizada por poucas perfumarias no mundo. Ela é responsável por garantir uma perfeita harmonização e maturação das notas olfativas.
Como nossos sentimentos e intenções estão sempre mudando, você não precisa escolher apenas um perfume da Linha Vintage Granado. Pelo contrário, pode mostrar detalhes da sua personalidade de acordo com a fragrância escolhida. Todos os perfumes Granado Vintage estão presentes nas lojas Granado e aqui no site. Descubra mais sobre cada um deles e escolhe o seu favorito!
Quer experimentar os perfumes da Linha Vintage? Então, não perca mais tempo e escolha os seus preferidos em nosso site!