Responsabilidade social: como a Granado faz sua parte

Responsabilidade social: como a Granado faz sua parte

Responsabilidade social: como a Granado faz sua parte

Conheça as ações da Granado que mostram o comprometimento com responsabilidade social e ambiental!

As atividades de um negócio são capazes de exercer diversos impactos na sociedade. Por isso, atuar com responsabilidade social deveria ser um compromisso de todas as empresas, e é isso o que a Granado se propõe a fazer.

Muita coisa muda quando os ganhos conquistados por uma organização, por meio de boas estratégias de negócios, são convertidos em práticas que ajudam a diminuir a desigualdade social, promover a diversidade e a inclusão e garantir o acesso aos direitos básicos. Isso é agir com responsabilidade social.

Neste artigo, saiba como colocar em prática essa ideia e confira algumas ações da Granado! 

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social nada mais é que uma ação benéfica para a sociedade, com base na consciência das questões sociais, na iniciativa voluntária e no foco em promover bons retornos para o público externo e interno. Esse é um conceito que faz parte das práticas ESG e que ganha cada vez mais voz entre as pessoas e os negócios.

No meio corporativo, a responsabilidade social parte de ações voluntárias para beneficiar o espaço em que a empresa atua. Adoção de medidas sustentáveis, oferta de cursos de capacitação, planejamento de áreas verdes: tudo isso pode ser feito pelos negócios, tanto por meio da cooperação entre corporações quanto por iniciativa de uma única organização.

Na prática, o que a responsabilidade social busca é uma ação ética na relação entre o negócio e a sociedade. Por isso, esse é um conceito tão incentivado e que pode colocar uma empresa em destaque no mercado, devido à retribuição nas ações sociais. 

Como colocar em prática a responsabilidade social corporativa

Essa é uma ideia que pode ser colocada em prática de diversas maneiras. Tudo vai depender do contexto da empresa, dos profissionais contratados, do público que o negócio se relaciona e dos impactos causados pelas atividades empresariais na sociedade. Em geral, unir responsabilidade ambiental, corporativa e social é um caminho promissor. Por isso que o conceito de ESG é tão importante para as organizações.

Para praticar a responsabilidade social corporativa, é possível iniciar com um projeto que contemple as principais informações do contexto, da motivação, do público-alvo, das ações e dos resultados esperados.

Alguns exemplos de práticas interessantes para implementar uma atuação socialmente responsável nas empresas são:

  • adotar a tecnologia verde;
  • promover iniciativas de segurança das equipes e proteção dos dados dos usuários;
  • estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente organizacional;
  • reaproveitar materiais e resíduos;
  • diversificar a equipe de profissionais no que diz respeito a gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência e muito mais;
  • conhecer as demandas das comunidades locais e dar suporte no que possível;
  • fazer parcerias com empresas que apresentam valores e posicionamentos semelhantes ao negócio;
  • conscientizar os colaboradores do ambiente corporativo sobre as questões sociais e o contexto local;
  • aplicar uma parcela do capital social em campanhas de doação para organizações assistenciais;
  • promover campanhas de arrecadação de recursos para comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como a Granado desenvolve a responsabilidade social?

A Granado é uma empresa com foco em inovação de produtos de beleza, saúde e bem-estar, com atenção à preservação da natureza e ação social. Por essa razão, conta com projetos responsáveis e que envolvem a participação da comunidade interna e externa.

Para os colaboradores da Granado, destaca-se o projeto Vida Ativa Granado. Aqui, foram estabelecidas parcerias com programas de benefícios que estimulam a prática de atividade física e cuidado com o bem-estar físico e mental. 

Na Granado também se sobressai a Lei do Bem, que aplica as leis de incentivo fiscal no ambiente empresarial. Os profissionais da Granado também contam com orientação psicológica, financeira e jurídica, tal como a participação em campanhas de conscientização.

Esportes olímpicos e paralímpicos, arte na rua, projetos de estímulo à cultura e à educação e programas de preservação ambiental estão entre os principais focos de responsabilidade social da Granado. Por esse motivo, a marca se engaja em diversas atividades benéficas.  

A Granado também tem um grande comprometimento com processos limpos de produção, logística reversa e redução da emissão de resíduos. Horta orgânica, substituição de descartáveis, uso de energia renovável nas instalações: tudo isso faz parte da rotina da empresa.

Para o público externo, a Granado conta com investimento social direto com patrocínio para atletas, programas de preservação ambiental e resgate de animais em situação de risco. Até mesmo no exterior, a empresa colocou em prática os seus princípios e valores e prestou apoio a projetos com foco na defesa da saúde das mulheres.

Qual a missão, visão e objetivos da Granado?

O segredo para criar um plano de responsabilidade social, por meio de projetos aplicáveis no contexto da empresa, é se conhecer bem. Quando uma organização sabe para que veio ao mundo, quais são os principais objetivos e no que acredita, torna-se mais fácil escolher as ONGs para apoiar, as campanhas para promover e as iniciativas a tomar.

Na Granado, não poderia ser diferente. A empresa tem foco na missão de desenvolver produtos para saúde e beleza que representem o profundo conhecimento da farmacopeia brasileira. Além disso, os cosméticos e perfumes se voltam para o cuidado e o bem-estar, conforme as tradições, com base em inovação, desenvolvimento sustentável e controle de qualidade.

Esse trabalho parte da visão de ser reconhecida como uma marca de beleza que investe em qualidade, comprometimento com a história local, participação na diversidade cultural e sustentabilidade. O objetivo é conquistar reconhecimento mundial e promover esses ideais no mercado.

A Granado também é muito comprometida com os valores que dão suporte ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento tecnológico, como:

  • respeito à brasilidade e suas tradições;
  • gestão inclusiva;
  • planejamento inovador;
  • transparência nas ações;
  • valorização do bem-estar individual, saúde coletiva, segurança e preservação do meio ambiente.

Em outras palavras, a responsabilidade social faz parte da identidade de marca da Granado. Com esse conceito em alta, a empresa se dedica a atender às demandas do público e promover a inclusão de pessoas cada vez mais diversas no ambiente de trabalho. Tudo isso sem deixar de lado a importância de se conectar com as pessoas e a natureza, criando um ecossistema de colaboração.

Quer saber mais sobre os projetos da Granado? Confira as ações de responsabilidade ambiental da empresa e a importância desse tipo de trabalho!

Carregando...
203 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Posts relacionados