Responsabilidade social: como a Granado faz sua parte
Conheça as ações da Granado que mostram o comprometimento com responsabilidade social e ambiental!
As atividades de um negócio são capazes de exercer diversos impactos na sociedade. Por isso, atuar com responsabilidade social deveria ser um compromisso de todas as empresas, e é isso o que a Granado se propõe a fazer.
Muita coisa muda quando os ganhos conquistados por uma organização, por meio de boas estratégias de negócios, são convertidos em práticas que ajudam a diminuir a desigualdade social, promover a diversidade e a inclusão e garantir o acesso aos direitos básicos. Isso é agir com responsabilidade social.
Neste artigo, saiba como colocar em prática essa ideia e confira algumas ações da Granado!
O que é responsabilidade social?
Responsabilidade social nada mais é que uma ação benéfica para a sociedade, com base na consciência das questões sociais, na iniciativa voluntária e no foco em promover bons retornos para o público externo e interno. Esse é um conceito que faz parte das práticas ESG e que ganha cada vez mais voz entre as pessoas e os negócios.
No meio corporativo, a responsabilidade social parte de ações voluntárias para beneficiar o espaço em que a empresa atua. Adoção de medidas sustentáveis, oferta de cursos de capacitação, planejamento de áreas verdes: tudo isso pode ser feito pelos negócios, tanto por meio da cooperação entre corporações quanto por iniciativa de uma única organização.
Na prática, o que a responsabilidade social busca é uma ação ética na relação entre o negócio e a sociedade. Por isso, esse é um conceito tão incentivado e que pode colocar uma empresa em destaque no mercado, devido à retribuição nas ações sociais.
Como colocar em prática a responsabilidade social corporativa
Essa é uma ideia que pode ser colocada em prática de diversas maneiras. Tudo vai depender do contexto da empresa, dos profissionais contratados, do público que o negócio se relaciona e dos impactos causados pelas atividades empresariais na sociedade. Em geral, unir responsabilidade ambiental, corporativa e social é um caminho promissor. Por isso que o conceito de ESG é tão importante para as organizações.
Para praticar a responsabilidade social corporativa, é possível iniciar com um projeto que contemple as principais informações do contexto, da motivação, do público-alvo, das ações e dos resultados esperados.
Alguns exemplos de práticas interessantes para implementar uma atuação socialmente responsável nas empresas são:
- adotar a tecnologia verde;
- promover iniciativas de segurança das equipes e proteção dos dados dos usuários;
- estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente organizacional;
- reaproveitar materiais e resíduos;
- diversificar a equipe de profissionais no que diz respeito a gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência e muito mais;
- conhecer as demandas das comunidades locais e dar suporte no que possível;
- fazer parcerias com empresas que apresentam valores e posicionamentos semelhantes ao negócio;
- conscientizar os colaboradores do ambiente corporativo sobre as questões sociais e o contexto local;
- aplicar uma parcela do capital social em campanhas de doação para organizações assistenciais;
- promover campanhas de arrecadação de recursos para comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Como a Granado desenvolve a responsabilidade social?
A Granado é uma empresa com foco em inovação de produtos de beleza, saúde e bem-estar, com atenção à preservação da natureza e ação social. Por essa razão, conta com projetos responsáveis e que envolvem a participação da comunidade interna e externa.
Para os colaboradores da Granado, destaca-se o projeto Vida Ativa Granado. Aqui, foram estabelecidas parcerias com programas de benefícios que estimulam a prática de atividade física e cuidado com o bem-estar físico e mental.
Na Granado também se sobressai a Lei do Bem, que aplica as leis de incentivo fiscal no ambiente empresarial. Os profissionais da Granado também contam com orientação psicológica, financeira e jurídica, tal como a participação em campanhas de conscientização.
Esportes olímpicos e paralímpicos, arte na rua, projetos de estímulo à cultura e à educação e programas de preservação ambiental estão entre os principais focos de responsabilidade social da Granado. Por esse motivo, a marca se engaja em diversas atividades benéficas.
A Granado também tem um grande comprometimento com processos limpos de produção, logística reversa e redução da emissão de resíduos. Horta orgânica, substituição de descartáveis, uso de energia renovável nas instalações: tudo isso faz parte da rotina da empresa.
Para o público externo, a Granado conta com investimento social direto com patrocínio para atletas, programas de preservação ambiental e resgate de animais em situação de risco. Até mesmo no exterior, a empresa colocou em prática os seus princípios e valores e prestou apoio a projetos com foco na defesa da saúde das mulheres.
Qual a missão, visão e objetivos da Granado?
O segredo para criar um plano de responsabilidade social, por meio de projetos aplicáveis no contexto da empresa, é se conhecer bem. Quando uma organização sabe para que veio ao mundo, quais são os principais objetivos e no que acredita, torna-se mais fácil escolher as ONGs para apoiar, as campanhas para promover e as iniciativas a tomar.
Na Granado, não poderia ser diferente. A empresa tem foco na missão de desenvolver produtos para saúde e beleza que representem o profundo conhecimento da farmacopeia brasileira. Além disso, os cosméticos e perfumes se voltam para o cuidado e o bem-estar, conforme as tradições, com base em inovação, desenvolvimento sustentável e controle de qualidade.
Esse trabalho parte da visão de ser reconhecida como uma marca de beleza que investe em qualidade, comprometimento com a história local, participação na diversidade cultural e sustentabilidade. O objetivo é conquistar reconhecimento mundial e promover esses ideais no mercado.
A Granado também é muito comprometida com os valores que dão suporte ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento tecnológico, como:
- respeito à brasilidade e suas tradições;
- gestão inclusiva;
- planejamento inovador;
- transparência nas ações;
- valorização do bem-estar individual, saúde coletiva, segurança e preservação do meio ambiente.
Em outras palavras, a responsabilidade social faz parte da identidade de marca da Granado. Com esse conceito em alta, a empresa se dedica a atender às demandas do público e promover a inclusão de pessoas cada vez mais diversas no ambiente de trabalho. Tudo isso sem deixar de lado a importância de se conectar com as pessoas e a natureza, criando um ecossistema de colaboração.
Quer saber mais sobre os projetos da Granado? Confira as ações de responsabilidade ambiental da empresa e a importância desse tipo de trabalho!