Institucional
A BOTICA MAIS TRADICIONAL DO BRASIL
Fundada em 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado, a Granado ficava na Rua Direita, 14/16, no Centro do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, os cariocas a conhecem como rua Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas.
Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões e as necessidades dos brasileiros e daqueles que aqui moravam.
FARMÁCIA OFICIAL DA FAMÍLIA IMPERIAL
A qualidade e eficácia desses produtos logo tornaram a farmácia uma das fornecedoras oficiais da Corte. Desta aproximação com a Família Imperial, nasceu a amizade com Dom Pedro II que, em 1880, conferiu à Granado o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e conhecido da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada e protegida com muito zelo. No período republicano, a Granado manteve seu status e conquistou, entre outros, o jurista Rui Barbosa, Francisco Pereira Passos e o abolicionista José do Patrocínio.
Em 1912, a farmácia expandiu para um prédio na Rua do Senado, onde por mais de cem anos funcionou uma das suas fábricas. Anos depois, foi adquirida a fábrica de Belém do Pará, onde são produzidos os sabonetes em barra. Os demais produtos da botica ganham vida no moderno Complexo Industrial de Japeri (RJ), com instalações e equipamentos de última geração espalhados por 30.000m² de área.
FORÇA FINANCEIRA E CRESCIMENTO CONSTANTE
A primeira filial da Granado foi inaugurada em 1917, na rua Conde de Bonfim, 300, na Tijuca (RJ). Em 2007, a farmácia ganhou endereços nos bairros do Leblon (RJ) e Jardins (SP). No ano seguinte veio o endereço da loja virtual (www.granado.com.br) e, em 2009, a loja da rua do Lavradio (RJ) e a expansão da loja da rua Primeiro de Março. Hoje, são mais de 90 endereços, espalhados pelas principais cidades do País, e a Loja Virtual.
Além da manipulação de medicamentos, Coxito também se aventurou no ramo de publicações. Durante os anos de 1887 a 1940, ele editou o almanaque anual ‘Pharol da Medicina’. Nele, médicos, farmacêuticos e seu fiel público eram informados sobre os novos produtos da sua farmácia. Em 2007, o folheto voltou a ser impresso, com o mesmo propósito inicial: divulgar inovações em suas linhas de produtos e seus lançamentos.
Depois de três gerações na família Granado, a marca hoje é presidida pelo inglês Christopher Freeman. Em 2004, já sob o seu comando, a Perfumaria Phebo foi incorporada à empresa, bem como os produtos que fabricava. Desde então, novos itens passaram a ser desenvolvidos para a perfumaria, e hoje totalizam linhas exclusivas e centenas de produtos excelência para o cuidado da casa, do corpo e o banho.
GRANADO INTERNACIONAL
Em 2013, Granado & Phebo iniciou seu processo de internacionalização com um espaço na loja de departamento Le Bon Marché, em Paris. Ainda como parte desta estratégia, em 2016, a empresa anunciou a venda de parte minoritária para a gigante espanhola Puig.
Ao longo dos mais de 150 anos de história, a tradição em produzir itens com eficácia comprovada, fórmulas enriquecidas com extratos naturais e design exclusivo se manteve. Reconhecida por gerações de brasileiros, a Granado se firma nos mercados nacional e internacional de cosméticos como sinônimo de qualidade superior, solidez, sustentabilidade e constante crescimento.
LOJA CONCEITO
A primeira loja conceito da Granado foi inaugurada em 2005, no Centro do Rio de Janeiro, no que é, ainda, o primeiro endereço da farmácia, aberta em 1870. Quando começou se a pensar na modernização da marca, ficou claro que o que a empresa tinha de mais rico era o seu acervo, muito bem conservado pela família Granado durante as três gerações em que administrou a marca.
Vitrines originais, almofarizes, balanças, propagandas de época, quadros e algumas embalagens centenárias ganharam destaque na decoração. A parede de tijolos de demolição e a iluminação quente e indireta recriam o ambiente das farmácias do Século XIX.
Uma releitura de uma mesa de manipulação na entrada da loja expõe as novidades como cremes, loções e sabonetes. Os consumidores encontram ainda, além dos carros-chefes, linhas exclusivas.
Os clientes também têm auxílio de um profissional de Farmácia, que indica tratamentos e responde dúvidas sobre os produtos e suas formulações, ricas em ingredientes naturais de alta qualidade. Hoje todas as lojas Granado seguem este conceito.
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